o homenageado

João Batista Rocha

O fotógrafo João Batista Rocha foi o escolhido para dar nome ao prêmio do concurso cultural, por ter reunido, em 40 anos de profissão, os registros mais inspiradores do município de São João da Barra. Batista eternizou, por meio de suas lentes, os encantamentos da sua cidade amada.

Com um olhar especial, o fotógrafo fez registros únicos do antigo prédio de Julinho, no Pontal de Atafona; da Lagoa de Grussaí no formato de mapa do Brasil; e ainda do pôr do sol, clicado por tantos, mas de forma inigualável.

João Batista, cujas fotos viraram cartão postal da cidade, se apaixonou pela arte de fotografar aos 15 anos de idade, mesmo começando por registrar pessoas em um simples retrato 3X4. Ele aprendeu o ofício com o pai, o primeiro a ter um estúdio fotográfico em São João da Barra. A dedicação para fotografar paisagens surgiu em 2006, quando decidiu participar de um concurso de fotografias sobre a natureza, em Belo Horizonte. A foto não foi selecionada, mas o inspirou a se aprimorar cada vez mais na técnica. E foi na fotografia que Batista investiu até 2016, ano de sua morte.

Batista era um profissional que antes do clique, vivia a experiência, a magia do cenário, para então captar o valor do registro. Por isso, o fotógrafo será o grande inspirador deste concurso cultural. Que a técnica e, acima de tudo, a sensibilidade de Batista se estendam às lentes dos participantes desta bela disputa. Boa sorte a todos!