os vencedores

O concurso cultural “Prêmio João Batista Rocha” foi promovido pelo Porto do Açu com o objetivo de incentivar o registro de memórias fotográficas de São João da Barra e, também, homenagear o fotógrafo João Batista Rocha, que durante 40 anos de profissão, registrou momentos inspiradores do município. Assim como o fotógrafo homenageado, a ideia foi que moradores, trabalhadores e admiradores de São João da Barra voltassem suas lentes para as paisagens sanjoanenses.

Participaram do concurso, fotógrafos amadores que tinham a missão de tomar São João da Barra como personagem principal de seus registros. Um total de 1.306 fotos foram publicadas no Instagram, com #premiojbatistarocha. Todas as fotografias foram submetidas à avaliação de uma Comissão Julgadora, que selecionou as 10 melhores imagens. Foram utilizados critérios como originalidade, criatividade e adequação ao tema proposto. Os selecionados, listados abaixo, participaram de uma cerimônia para entrega de certificados, no Centro Cultural Narcisa Amália, em São João da Barra, onde foi inaugurada uma exposição das fotos escolhidas.

Rodrigo Nunes Rangel (Vencedor)
Bruna Peixoto Gomes
Danilo Coutinho
Joel de Sá Rosa
Lívia de Siqueira Manhães
Matheus Drumond Costa Junior
Rafaela França da Silva
Raphael Fonseca de Souza
Victor de Aquino Vianna Fernandes
Victor Hugo Rangel Duarte

O autor da melhor foto foi Rodrigo Nunes Rangel, que retratou um momento de descontração de uma família, no Pontal de Atafona. Além do certificado, ele recebeu uma câmera fotográfica Cannon T5 I.

Rodrigo Nunes Rangel

Veja as demais fotos que participam de exposição, em São João da Barra.

Todas as fotos que participaram do concurso cultural estão disponíveis na Galeria de Fotos.